Arteterapia
- Sertão Humano

- 10 de out. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de jul. de 2023
Arteterapia é uma abordagem terapêutica que, além da oralidade, utiliza outras técnicas expressivas, para lidar com questões conscientes e inconscientes, de quem a procura. Ela é a terapia pela linguagem das artes, onde qualquer material expressivo e criativo, pode compor o processo analítico. O que interconecta arte e psicologia é o ato de criar.
Independentemente de domínio de técnica, todos expressamos criativamente os nossos conflitos interiores, por meio de imagens simbólicas, que evocam nossos sentidos e a nossa poética.
São diversas as abordagens possíveis na arteterapia: fotografia, poesia, escrita, bordado, música, teatro, colagem, escultura, pintura, desenho, dança, contação de histórias, literatura, dobradura, culinária. Isso e mais o que for do desejo da imaginação, pode integrar o trabalho. Esta matéria expressiva, fruto do que se criou na sessão, pode servir de ponte entre mundo interior e exterior, revelando questões antes nebulosas.
Para Nise da Silveira (1992), quando a palavra fracassa, há uma imperiosa necessidade de expressão. Nesse sentido, o papel do arteterapeuta é o de extrair o mistério da expressão criativa.
A criatividade, em conjunção com os materiais, consagra um outro, que carrega o passado e a novidade. A transformação do material desenrola-se em conjunção com a transformação psíquica: e se dá o acontecimento alquímico!
A produção criativa tem alma.

SILVEIRA, Nise da. O Mundo das Imagens. Atica, 1992.





Comentários