top of page
CCC-Perfil-Cover-Facebook-01_edited_edited_edited.jpg
CCC-Perfil-Cover-Facebook-01_edited.jpg
Acolher-SH-01-removebg-preview.png
Anaísa Pinto

Anaísa Pinto


Psicanalista e Arteterapeuta

P1188238_edited.jpg

Minha jornada até me tornar psicoterapeuta foi um entrelaçamento de experiências de diversas naturezas. Minha primeira graduação foi em Enfermagem. Fiz especialização em Saúde Mental, mestrado com enfoque na Educação e doutorado em Ciências, com ênfase na Educação em Saúde Mental. Nesse período, minha atuação profissional concentrou-se na área de saúde mental e psiquiatria, tanto nos serviços de saúde quanto na pesquisa científica e na docência (em cursos profissionalizantes, técnicos, de graduação e pós-graduação).

Quando iniciei o curso de Psicologia, me interessei pelas abordagens profundas, voltadas ao inconsciente. Na Enfermagem, pela proximidade com a saúde mental, compreendi que o cuidado que eu desejava oferecer ia além do corpo. Na especialização em Saúde Mental, entrei em contato com a psicanálise, e meu interesse pela profundidade se consolidou. O cuidado humanizado, tão caro à Enfermagem, tornava-se íntimo da ideia de que isso é possível por meio do acolhimento de tudo o que é humano. Tudo o que sentimos, sentimos porque é próprio da nossa espécie sentir.

Durante o mestrado, esse pensamento encontrou eco na teoria da complexidade de Edgar Morin. Complexo vem da palavra latina complexus, que significa "o que é tecido em conjunto". A teoria da complexidade propõe alinhavar o que está separado, pois a dicotomia aplicada aos fenômenos da natureza não abarca o ser humano em sua integralidade. A separação de atributos em polos opostos (matéria e espírito; corpo e mente; emoção e razão) dificulta a compreensão do humano. 

No mestrado, também tive a oportunidade de me aproximar do fenômeno estético por meio do uso de imagens fotográficas, utilizando o método da foto-elicitação, para compreender o conceito de ser humano. Essa experiência foi intensa, pois me possibilitou diálogos que iam além da linguagem verbal — estavam no campo do intangível (ou do parcialmente tangível), do simbólico.

Ao final do doutorado, senti-me incomodada. Apesar do evidente diálogo entre minhas áreas de atuação, eu convivia com o paradoxo certeza-dúvida: eu sabia que meu ofício era o cuidado, mas hesitava quanto à forma de oferecê-lo. Tudo o que eu havia feito tinha sentido, mas o próximo passo exigia um refinamento no trabalho em saúde mental. Para isso, entre os caminhos que se apresentavam, o trajeto escolhido foi o da profundeza — rumo das questões de psique/alma. Assim, iniciei minhas formações em Arteterapia, Psicanálise e Psicologia.


Meu trajeto é feito de nuances. Cada uma delas contempla minha crença de que a profundeza é sentida no corpo. Que a comunicação se dá pela fala, pelo movimento, pelo gesto. Que criar é um ato humano. Que o que sentimos na alma, sentimos no corpo.

CCC-Perfil-Cover-Facebook-01_edited_edited.jpg

Formação

Formação em Psicanálise

Formação em Arteterapia

Doutorado em Ciências

Mestrado com ênfase em Educação

Especialização em Psiquiatria e Saúde Mental

Graduação em Enfermagem

Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW)

Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP)

Universidade de São Paulo (USP)

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPqHCFMUSP)

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Link de acesso ao Linkedin
Icones-Site-BEGE-10.png
Lucas Pagnan Garrocini

Lucas Pagnan Garrocini 
Psiquiatra e Psicoterapeuta

P1188295_edited.jpg

Médico psiquiatra, prescritor de cannabis medicinal, psicoterapeuta e analista junguiano. Tem especialização na atenção básica em saúde e experiência com mindfullness.

CCC-Perfil-Cover-Facebook-01_edited_edited.jpg

Formação

Analista Junguiano 

Curso de Cannabis Medicinal

Residência Médica em Psiquiatria

Especialização Multiprofissional na Atenção Básica

Graduação em Medicina

Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA)

Instituto Anandamida

Faculdade de Ciências Médicas da Irmandade de Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Estadual de Londrina (UEL)

CCC-Perfil-Cover-Facebook-01-removebg-preview.png
bottom of page